Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

· 3 min read
Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

Lembramos que as especializações não fazem parte dos últimos 2 anos do curso de graduação, mas se referem ao período de residência médica, em que os recém-formados médicos escolhem a área específica para trabalharem na comunidade. Para a formação, a Clínica Médica depende do conteúdo da graduação e de um rodízio obrigatório no internato, com três meses de duração mínima. Todos os médicos que escolherem uma especialidade clínica, exceto neuro e dermato, devem fazer a residência em Clínica Médica  de dois anos antes de ingressar na especialidade.

  • Portanto, é a hora de mandar uma mensagem, e-mail ou realizar uma ligação, formalizando o convite e, possivelmente, firmando um acordo.
  • Não necessariamente porque esteja doente, mas, para prevenir doenças, melhorar sua saúde, qualidade de vida ou até mesmo sua aparência.
  • Assim, com todos os fatores, ele irá saber ao longo dos anos a situação do paciente, e como poderá se agravar ou não.
  • O profissional psiquiatra é fundamental para o atendimento, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a prevenção de diversas formas de sofrimentos mentais – indo das mais leves até as manifestações psicológicas mais severas.
  • Está precisando agendar uma consulta e não sabe se deve marcar com um clínico geral ou um médico da família.
  • Além disso, há recepcionistas que fazem muito mais do que as tarefas cotidianas da recepção, se encarregando da administração da clínica como um todo.


Assim, quem gosta de atuar com um pouco de tudo, vai gostar muito de ser clínico geral. É  página sobre o assunto  tem apreço por cuidar de pessoas e trazer conforto nesse momento de sofrimento. Por ter um conhecimento geral do corpo humano, vai ser aquele médico que gosta de investigar as causas das enfermidades, ou começar nesse processo. Há uma especialização em Clínica Médica,  odontopediatra  pouco mais de fundamentos para atuar nessa área, mas ele continuará sendo clinico geral.


Saiba Como Fazer A Gestão Do Seu Consultório De




O bom clínico geral é sobretudo um bom ouvinte, capaz de tratar seus pacientes com empatia. Em suma, uma das características mais importantes de um clínico geral é sua capacidade de criar um vínculo duradouro com seus pacientes. É o clínico geral quem realiza a interlocução entre todas as especialidades quando o paciente apresenta um quadro complexo com múltiplas demandas.  Primordialmente, a grande diferença entre a clínica geral e as outras especialidades é a amplitude dos conhecimentos. Os exames de rotina ou check-up completo também são situações em que o clínico geral atua.

A Importância De Um Software De Gestão


Mas o que conta na lógica do mercado é que as áreas mais gerais têm pouco valor de troca, pois envolvem ou contêm menos capital, o lado forte da troca. Elas são constituídas preponderantemente pelo "trabalho", que se apropriou do conhecimento social. Ou seja, a formação adicional em áreas clínicas, especialmente as mais gerais, como a Medicina de Família e Comunidade e a Clínica Médica, envolvem incorporação menor de riqueza controlada pelo capital. E no mercado essa riqueza nova, criada pelo trabalho, tem baixo valor de troca, baixa remuneração, e acaba sendo apropriada pelo capital, concentrando riqueza. É comum o discurso de que o médico no mercado se transforma em vendedor especializado.

Para isso, uma das funções da secretária é de zelar pela condição de todos os espaços da clínica. Desde a recepção e a sala de espera, até o consultório onde são realizadas as consultas. Gestão de clínicas pode parecer desafiador para quem se dedicou tantos anos aos estudos, mas, pra quem não quer perder as chances de faturar mais, esta é uma boa hora.