Clínica Da Saúde: Exame Médico Demissional, Para Que Ele Serve Afinal?

· 3 min read
Clínica Da Saúde: Exame Médico Demissional, Para Que Ele Serve Afinal?

A clínica geral ou medicina interna, como também é conhecida, é uma especialização que demanda, pelo menos, 2 anos e é responsável por formar médicos que atuam na “linha de frente” do combate às doenças e pela vida saudável. A consulta com o clínico geral ajuda para a prevenção de doenças e evita consultas desnecessárias com médicos de outras especialidades. Afinal, não é preciso consultar um neurologista para tratar a dor de cabeça causada por um resfriado.

  • A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista.
  • Seja pelo conhecimento técnico necessário ou pela quantidade de tarefas a serem executadas, a gestão de clínicas e consultórios pode ser um trabalho desafiador se as ferramentas não forem as corretas.
  • Para a sociedade, sejam leigos ou administradores (instituições) de saúde, público ou privada, o especialista é melhor que o médico geral e, portanto, é mais valorizado.
  • Além disso, deve ter uma organização mental para interpretar os sinais e sintomas, para entender os mínimos detalhes e solucionar os problemas.


Apenas a graduação em medicina não é suficiente para receber esse título. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , esse médico pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde. Esse profissional acompanha um paciente por bastante tempo ao longo da vida. Por isso, ele deve ter sensibilidade e conhecimento para lidar com os casos dos doentes.

Como Se Tornar Um Clínico Geral?


Centro médico é basicamente um local que integra diversos serviços médicos em uma mesma estrutura. Somado a isso, o local deve também abranger diversas especialidades da medicina, e oferecendo ao paciente consultas, exames e análise laboratorial dos resultados feitos em exame. Diagnóstico e tratamento de doenças, gestão de exames complementares e de rotina, tratamento e monitoramento de pacientes crônicos, orientação dos pacientes, avaliação pré-operatória e coordenação da assistência.



Guia Completo Para Entender Tudo Sobre Crm Para Clínica Médica!


O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento. Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas.  descubra como  residentes  em clínica médica, de maneira geral, passam  por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares. Também têm os rodízios em especialidades e as atividades acadêmicas e de pesquisa. A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade.



Apesar de soar algo óbvio pelo nome, muitas pessoas não têm dimensão das reais especificidades dessas duas formas de atuação, bem como da complementariedade dos trabalhos de ambas as áreas. O uso do prontuário eletrônico permite que o profissional preencha de maneira mais rápida as informações que são necessárias durante uma consulta, como anamnese, exames, prescrições de tratamentos e medicações. O prontuário eletrônico permite que o médico faça uma avaliação  cirurgia cardíaca aberta e fechada  do paciente, uma vez que todos os diagnósticos anteriores, informações relacionadas a prescrição de tratamentos e medicações ficam armazenadas por tempo indeterminado.