Brasil Clinico Geral Ou Médico De Família? Clinico Geral Ou Médico De Família?

· 3 min read
Brasil Clinico Geral Ou Médico De Família? Clinico Geral Ou Médico De Família?

nariz rinoplastia  as relações pessoais do paciente, seu ambiente de trabalho e a comunidade em que vive, fazendo encaminhamentos para especialistas focais quando  necessário. Isto acontece nos exames de rotina e check-ups que ajudam a detectar doenças precocemente. Como já dissemos, o clínico geral é capaz de resolver cerca de 70% dos problemas de saúde, sem precisar encaminhar o paciente a um especialista.


  • Por exemplo, se você tem gastrite e enxaqueca, para tratar as duas doenças, em vez de recorrer a mais de um especialista, você contar com um Médico Geral+ – especializado no cuidado do paciente de forma integral.
  • Os programas governamentais abrem muitas oportunidades de emprego para os clínicos gerais, com foco no atendimento à saúde básica dos brasileiros.
  • Mais acima, mencionei os diversos locais em que o clínico médico pode trabalhar.
  • Importante também diferenciar de general practitioners, que são capacitados em outros aspectos no nível da atenção primária, como cirurgia, obstetrícia e ginecologia e pediatria.
  • Mesmo que estejamos falando sobre uma pessoa jovem, com bons hábitos alimentares, que pratica exercícios físicos com frequência e que não se queixa de problemas no corpo, é extremamente importante que se faça, periodicamente, consultas com um clínico geral.


Além de fazer o encaminhamento correto, quando necessário, o médico está apto para resolver a maioria das enfermidades do paciente. Muitas vezes nós sentimos dores em determinados locais de nossos corpos ou sintomas que são o aviso de alguma doença e corremos logo para marcar uma consulta com um médico que trate daquela região ou enfermidade. Apesar de culturalmente a maioria das pessoas se encontrarem com os clínicos gerais em situações emergenciais, é imprescindível fazer consultas com no máximo 6 meses de intervalo.


Janeiro Branco: Precisamos Falar Sobre Saúde Mental! Como Anda A Sua?


O termo mais correto para designar o médico sem especialização é “generalista”. No mais, o clínico geral vai ser o médico mais importante durante o curso da sua vida. Estima-se que no Brasil, cerca de 12% dos médicos credenciados no CRM atuam como clínico geral, o que é um número bem expressivo, maior entre as principais especializações.


O Que É A Clínica Médica?


Recentemente, no XV Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado sob os auspícios da Associação Brasileira de Educação Médica, os resultados de propósitos foram excelentes, particularmente ao núcleo do temário "Formação do Clínico Geral". Inicialmente, confessamo-nos distantes de idealismo estrábico que não atende a realidade tecnológica atual das ciências de saúde, particularmente à complexidade das disciplinas curriculares do curso de graduação médica.  rinoplastia engenheiro paulo de frontin rj , dentro da complexidade, devemos reconhecer o que a prática reclama para a reformulação curricular.



Caso o médico recém-formado deseje já colocar os seus estudos em prática, com o CRM em mãos, ele se torna um médico generalista. É bem possível que você já tenha deixado de retornar a um médico por não ter sentido confiança ou então por achar que era inviável o tratamento recomendado para o seu caso. O MCF tem esses cuidados com relação ao paciente, o que acaba sendo uma convivência muito mais próxima e cheia de trocas pessoas. Ele pode te acompanhar por toda a sua vida, por exemplo, e não só em uma consulta. O clínico geral pode ser visitado para checar se tudo anda bem com a saúde do paciente e, assim, ele pode ficar mais tranquilo.